Afinal, grávidas podem ou não fazer exercícios físicos?

Afinal, grávidas podem ou não fazer exercícios físicos?

Ao contrário do que muita gente pensa, as mulheres não só podem, como devem fazer atividades físicas durante os 9 meses de gestação! Se manter ativa durante esse período vai trazer só benefícios! Confira alguns deles.

Benefícios da prática de atividades físicas durante a gravidez:

  • A mulher vai se sentir mais disposta;
  • Inchaços e enjoos diminuem;
  • Dores nas costas e articulações também são reduzidas;
  • Previne diabetes gestacional e hipertensão;
  • Colabora para um melhor preparo muscular e cardiovascular durante o parto;
  • Auxilia na recuperação pós-parto.

 

E quais são as atividades mais recomendadas?

É claro que, para se manter ativa com mais segurança, é recomendado conversar com o médico e analisar com ele qual é a atividade mais recomendada para cada mulher, que vai variar de acordo com sua condição física e histórico de prática de exercícios.  

Veja os mais indicados!

Pilates

O pilates costuma ser a atividade física mais adotada pelas grávidas. Isso porque ele atua no fortalecimento muscular e da região pélvica – o que ajuda muito para o parto normal e para a sustentação da barriga e fortalece os músculos abdominais, melhorando a postura e os desconfortos lombares.

Hidroginástica

A hidroginástica é bastante recomendada, principalmente, durante o terceiro trimestre da gravidez, já que a água ajuda a reduzir o peso da barriga e o impacto nas articulações. O exercício ajuda a tonificar os músculos, aumenta a capacidade cardiovascular e promove o relaxamento.

Ioga

A prática do ioga aumenta a flexibilidade da gestante, tonifica os músculos e melhora o equilíbrio e a circulação. Por ser uma atividade de baixo impacto, pode ser realizada durante toda a gravidez, orientada por um profissional. Os exercícios respiratórios e de relaxamento ainda ajudam a diminuir o estresse e podem ser utilizados durante o parto.

Dança

A dança é outra atividade que pode ser feita durante toda a gravidez. Além de ser divertida e promover o relaxamento, que ajuda no alívio da ansiedade, a atividade aumenta a capacidade respiratória e também colabora no controle do ganho de peso.

Caminhada

A caminhada aumenta a disposição e a resistência física, reduz a ansiedade e o ganho de peso, além de fortalecer a musculatura das pernas e do abdômen. Por melhorar a postura, a atividade também ajuda na melhor sustentação do peso do bebê.   

Alongamento

O alongamento vai colaborar para aumentar a flexibilidade e para o relaxamento muscular. O exercício também proporciona maior elasticidade, o que vai ajudar na prevenção de lesões durante a gestação.

Tome alguns cuidados

Principalmente as gestantes que não praticavam atividades físicas antes da gravidez devem conversar com o médico para saber por qual começar e com qual intensidade. Durante os últimos meses de gravidez, alguns cuidados específicos devem ser tomados, por isso é importante sempre ter a orientação do seu médico.

E você, qual atividade física você escolheria para praticar durante esses meses tão especiais?

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