7 sinais de que as coisas não andam muito bem com o coração

7 sinais de que as coisas não andam muito bem com o coração

 

Você sabia que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo?

Por isso, é importante ficar sempre de olho nos sinais que o corpo manda, que às vezes podem parecer inofensivos, mas indicam que algo não vai bem. Confira!

7 sintomas de que o coração não vai bem

1) Desmaio ou tontura

Desmaios e tonturas podem ser causados pela queda súbita da pressão, que diminui o fluxo sanguíneo para o cérebro e pode levar a alterações na frequência cardíaca, ou ainda por problemas cardiovasculares, tais como o estreitamento da válvula aórtica, que torna mais difícil a passagem de sangue para o coração.

2) Dores no peito

Dores no peito são um dos principais sinais de infarto – quando uma parte do coração deixa de receber sangue pelas artérias, devido à obstrução dos canais, o que resulta na falta de oxigenação do tecido cardíaco. O problema pode ser fatal.

3) Falta de fôlego

Sentir falta de fôlego enquanto realizamos atividades físicas intensas é normal. Mas, quando começamos a ter dificuldades para respirar, enquanto estamos parados ou em movimento é um sinal de insuficiência cardíaca – quando o coração não consegue bombear sangue suficiente para dar resposta às necessidades do organismo.

4) Dores nas pernas

Sentir dores nas pernas ao caminhar ou realizar alguma atividade física intensa, pode ser um indicador de doença arterial periférica, principalmente se a dor se concentrar na panturrilha, que é o local mais comum.

Portadores dessa doença são mais propensos a sofrerem um ataque cardíaco ou um AVC.

5) Tosse noturna

Se temos um problema no coração, a tosse noturna pode ser um sinal que o corpo está enviando para nos dizer que algo não vai bem.

Nesse caso, quando estamos na posição horizontal, ocorre um aumento do retorno de sangue para os pulmões, o que causa uma retenção no pulmão e estimula a tosse.

6) Inchaço nas pernas e pés

O inchaço pode ser outro sinal de que o coração não está conseguindo bombear sangue como deveria. As pernas e pés costumam ser os locais mais atingidos, já que o retorno do sangue a esses locais ainda é dificultado pela gravidade.

E, como o sangue não é bombeado como deveria, acaba gerando a retenção de líquidos.

7) Impotência sexual

A impotência sexual pode ser causada quando o sangue não circula adequadamente pelo organismo.

Nesse caso, a artéria do pênis recebe menos sangue do que deveria e ocorre a dificuldade de manter ou de se conseguir a ereção.

Quem pode ter o problema?

As doenças cardiovasculares podem ter origens diversas e, muitas vezes, podem estar relacionadas ao estilo de vida do paciente e sua alimentação.

Sedentários, obesos, pessoas com colesterol alto, diabéticos e com histórico de doenças cardiovasculares na família são mais propensos a desenvolverem problemas cardíacos e, por isso, devem ficar ainda mais atentos aos sinais.

Como prevenir?

É possível prevenir as doenças cardiovasculares adotando um estilo de vida saudável. Mantenha uma alimentação equilibrada e pratique exercícios físicos regularmente.

Quer começar a prática de algum exercício, mas tem dúvidas sobre qual atividade ou acha que está velho (ou velha) demais para começar a praticar? Confira esses textos:

O que fazer quando identificar um desses sintomas?

Ao perceber os sintomas é importante procurar um cardiologista de confiança para uma avaliação minuciosa e o posterior tratamento, quando necessário.

E você, o que você faz para manter a saúde do seu coração em dia?

Deixe uma resposta

Fechar Menu
%d blogueiros gostam disto: