7 motivos para se fazer exercícios físicos na terceira idade

7 motivos para se fazer exercícios físicos na terceira idade

Menos de 40% dos brasileiros pratica algum tipo de atividade física e, dentre eles, apenas 27,6% dos idosos com mais de 60 anos afirma fazer algum tipo de exercício físico.

À medida que envelhecemos, temos uma queda na agilidade, no equilíbrio e maior propensão à quedas. Mas, você sabia que a prática de exercícios físicos pode reverter esse quadro, melhorar a qualidade de vida e até mesmo favorecer a longevidade?

Listamos aqui todos os benefícios da prática de atividades físicas na terceira idade. Confira!

Por que fazer atividades físicas na terceira idade?

  1. Diminui os riscos de doenças cardiovasculares, osteoporose, obesidade;
  2. Reduz as chances de se desenvolver depressão;
  3. Melhora a autoestima, o humor e a insônia;
  4. Aumento da resistência física e da ventilação pulmonar;
  5. Melhora os níveis de colesterol bom e reduz os níveis de triglicérides, colesterol ruim e glicose;
  6. Previne a perda das funções cognitivas;
  7. Aumenta a massa muscular e a densidade óssea.

Quando devo começar a me exercitar?

Para começar a prática de exercícios e com segurança, é importante avaliar com o médico quais atividades são recomendadas, levando em conta o histórico do paciente e suas condições físicas.

Normalmente, são recomendados exercícios aeróbicos de intensidade moderada, que devem ser feitos por 30 minutos, durante cinco dias da semana, e de fortalecimento muscular, que devem trabalhar grandes grupos musculares durante dois a três dias não consecutivos. Exercícios que trabalham a flexibilidade e o equilíbrio também são recomendados.  

Exercícios para se fazer na melhor idade

  • Caminhada: as caminhadas melhoram o ritmo cardíaco e ajudam a fortalecer os músculos e as articulações;
  • Alongamento: o alongamento trabalha a flexibilidade, colaborando para uma melhor amplitude dos movimentos e ajuda a diminuir a rigidez das articulações e músculos;
  • Hidroginástica: a atividade consegue trabalhar todos os músculos do corpo, melhora o ritmo cardíaco e o funcionamento dos pulmões;
  • Yoga: o yoga ajuda a melhorar a postura, o equilíbrio e a flexibilidade do corpo. Além disso, a atividade favorece o alongamento e o relaxamento das articulações;
  • Pilates: o pilates trabalha a postura, estimula a circulação e aumenta a flexibilidade e a força;
  • Natação: a natação é uma das atividades mais completas: alonga e fortalece músculos e articulações, previne o aparecimento de lesões, evita a perda óssea e diminui o risco de doenças como diabetes e hipertensão;
  • Bicicleta: andar de bicicleta também fortalece músculos e articulações, principalmente, das pernas e do abdômen e ajuda a baixar a pressão arterial.

Com tantos benefícios e opções de atividades, dá vontade de começar agora, né? E você, qual é o seu exercício físico favorito? Conta pra gente.

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