O que é fisioterapia respiratória? Entenda esse conceito e suas aplicações!

O que é fisioterapia respiratória? Entenda esse conceito e suas aplicações!

A respiração é um dos principais processos metabólicos realizados pelos seres humanos, tendo o importante papel de realizar as trocas gasosas e transporte de nutrientes pelo sangue.

Logo, a boa manutenção das funções respiratórias é fundamental para a saúde global do indivíduo.

Pensando nisso, neste texto vamos abordar a Fisioterapia Respiratória, uma área da fisioterapia que atua diretamente sobre a recuperação, melhoria ou manutenção do sistema respiratório.

Quer entender mais sobre o assunto? Continue a leitura!

O que é Fisioterapia Respiratória?

A Fisioterapia Respiratória é o tratamento aplicado com o intuito de restabelecer ou otimizar os processos respiratórios do paciente. Assim, essa técnica dedica-se tanto à prevenção quanto à manutenção e recuperação do trato respiratório, de acordo com os elementos afetados por diferentes elementos.

O método é indicado para o paciente que tem problemas respiratórios decorrentes das mais diversas causas, já que eles podem trazer consequências mais graves para o metabolismo, sistema cardiovascular e oxigenação dos órgãos e tecidos.

Processos da Fisioterapia Respiratória

A Fisioterapia Respiratória deve ser aplicada de maneira sistêmica, já que é um tratamento que recruta diferentes elementos do corpo.

O profissional e o paciente devem atuar juntos em um trabalho conjunto de educação, conscientização, exercícios e métodos. É fundamental que o próprio paciente esteja comprometido a realizar o tratamento para obter os resultados.

O tratamento da Fisioterapia Respiratória é baseado principalmente em exercícios respiratórios e na expulsão de secreções, que veremos a seguir:

Exercícios respiratórios

Como o próprio nome indica, esses exercícios trabalham com a respiração do paciente, com o objetivo de expandir sua consciência acerca de sua própria respiração, promovendo uma melhoria na função do sistema respiratório.

Sopros

Consiste em uma inspiração profunda seguida da expiração pela boca com os lábios entreabertos, fortalecendo a expiração e promovendo maior oxigenação. São feitas poucas repetições para evitar o excesso de oxigenação.

Respiração diafragmática

É feita na posição sentada, com o tronco inclinado a 45o e uma mão encostada no abdômen. O paciente deve inspirar profundamente e expirar lentamente, percebendo o movimento do abdômen e expansão e contração do diafragma. Isso fortalece o diafragma, músculo fundamental para a respiração, bem como fortalecer a base do pulmão.

Exercícios intercostais

Neste exercício, o paciente deve encostar as mãos no tórax e acompanhar o movimento de respiração, fazendo leve pressão no momento máximo da inspiração, bem como no momento máximo da inspiração, o que ajuda-o a controlar a expansão do tórax.

Espirometria de estímulo

Feito com o auxílio de um espirômetro, que é um aparelho com 3 pequenas bolas dentro, o objetivo deste exercício é otimizar a inspiração. Assim, o paciente deve “sugar” as esferas, fazendo-as subir durante sua inspiração em altura e tempo máximos.

Expulsão de secreções

O acúmulo de secreção prejudica muitos pacientes com problemas respiratórios, já que a obstrução provocada por ela dificulta a respiração. Assim, existem métodos para expelir as secreções brônquicas.

Tosse assistida

Consiste na estimulação da tosse por diferentes métodos, ensinando ao paciente como conseguir expulsar as secreções de forma eficiente.

Drenagem postural

É um procedimento que visa eliminar as secreções pelo favorecimento de posturas em que isso ocorra de forma mais natural, auxiliado pela gravidade. A postura depende de onde a secreção está acumulada.

Percussão

Neste procedimento, o fisioterapeuta aplica golpes leves com a mão fechada sobre as costas e peitos do paciente por um tempo determinado, favorecendo a expulsão das secreções. Funciona melhor quando feito nas posições da drenagem postural.

Se você gostou deste conteúdo e quer receber mais conteúdos sobre saúde e bem estar, curta nosso Facebook! Assim, você tem acesso aos conteúdos em primeira mão!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
%d blogueiros gostam disto: