O que é Low Pressure Fitness? Entenda essa técnica que promete ir além da “barriga negativa”

O que é Low Pressure Fitness? Entenda essa técnica que promete ir além da “barriga negativa”

Um dos principais motivos que leva as pessoas a praticar exercícios é observar melhorias físicas, principalmente quando pensamos em emagrecimento.

O Low Pressure Fitness é um método que vem ganhando cada vez mais visibilidade e popularidade no país justamente por esse motivo. Por meio de um protocolo de exercícios de cerca de 30 minutos e que promete resultados após 12 sessões, o método promete a tão sonhada barriga negativa.

No entanto, a prática vai muito além disso.

Quer entender mais sobre o assunto? Continue a leitura!

O que é Low Pressure Fitness?

O Low Pressure Fitness, também chamado de Ginástica Abdominal Hipopressiva e popularmente conhecido como a Técnica da Barriga Negativa, é um método de treino que alia exercícios respiratórios, reeducação postural e sucção abdominal para promover a organização dos órgãos internos, o que provoca diminuição da circunferência abdominal.

A técnica se baseia no fortalecimento do diafragma, um músculo posicionado internamente entre o tórax e o abdômen.

A falta de consciência respiratória faz com que muitas pessoas, tenham um diafragma encurtado, o que diminui a amplitude das cavidades às quais ele está relacionado. Como consequência, os órgãos da cavidade abdominal são comprimidos para baixo e frente, o que causa uma expansão no abdômen.

O LPF visa, por meio de uma conscientização respiratória, trabalhar o diafragma e promover uma boa postura, resultando na reorganização dos órgãos internos e fortalecimento da musculatura abdominal, que têm como consequência uma menor pressão na cavidade abdominal, reduzindo as medidas do abdômen e trazendo a tão desejada “barriga negativa”.

O LPF pode ser aplicada por fisioterapeutas e educadores físicos treinados pelo método.

A redução de medidas não é o único benefício promovido pela técnica LPF. Quer entender por que este é um método tão em alta? Confira os principais benefícios:

8 benefícios da técnica LPF

Os benefícios trazidos pelo Low Pressure Fitness são vários e, como já falamos, vão muito além de uma barriga negativa. Confira:

1. Melhora a postura

O método LPF trabalha o CORE, que nada mais é o conjunto de músculos que dá sustentação ao nosso corpo, promovendo reeducação postural, melhora do equilíbrio e alívio de dores e tensões musculares, especialmente na coluna.

2. Fortalece o assoalho pélvico

O fortalecimento do assoalho pélvico é uma consequência da tonificação de toda musculatura, o que traz outros benefícios, como controle de incontinência urinária e melhora do desempenho sexual.

3. Auxilia a recuperação pós-parto

A recuperação do abdômen com diástase, processo comum à mulheres no pós-parto, pode ser acelerada com o método LPF.

4. Melhora na capacidade cardiorrespiratória

Como já falamos, um dos pilares do LPF é a conscientização respiratória. Isso faz com que as trocas gasosas sejam mais eficientes e, consequentemente, melhora a capacidade cardiorrespiratória.

5. Melhora a circulação

Este benefício está diretamente vinculado ao anterior. A melhoria da saúde cardiorrespiratória promove uma melhor vascularização, o que facilita a circulação linfática e sanguínea.

6. Auxilia a digestão

Com a melhoria da capacidade respiratória, há um alongamento do diafragma, que pressiona o intestino e, assim, melhora o funcionamento do órgão, auxiliando a digestão.

7. Reduz a ansiedade

Reeducação postural e exercícios de respiração aumentam a consciência corporal e promovem o relaxamento, o que reduz a ansiedade e problemas atrelados à ela.

8. Reduz as medidas do abdômen

Este benefício não poderia estar fora da lista, não é mesmo? Como já explicamos, o LPF reduz a circunferência abdominal e, por isso, ficou famoso por prometer uma barriga negativa!

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