Você sabe o que é mito ou verdade sobre retenção de líquidos?

Você sabe o que é mito ou verdade sobre retenção de líquidos?

A retenção de líquidos é um problema que afeta muita gente. A sensação mais frequente é aquele inchaço incômodo, que persiste em ficar por alguns dias e depois vai embora, além de dores abdominais e diminuição da urina, que também podem ocorrer.

Na balança, também é comum ver de 1 a 3 kg a mais, que se resumem a líquidos e não a um ganho real de gordura corporal.

Em geral, esse inchaço não representa um problema grave, mas podemos diminuir o transtorno conhecendo um pouco mais sobre o problema.

Mito ou verdade? O que você realmente sabe sobre a retenção de líquidos?

1) Ficar sentado por períodos prolongados aumenta a retenção de líquidos

Verdade!

Quando você passa muito tempo sentado, a panturrilha não consegue bombear os líquidos do corpo para o tronco, por isso, pode surgir o inchaço. Da mesma forma, ficar muito tempo em pé faz com que os líquidos desçam para as extremidades. O ideal é encontrar o equilíbrio: tente evitar ficar sentado por muito tempo seguido e intercale pequenas caminhadas, nem que seja para buscar uma água ou um café.

2) Anticoncepcionais e o período pré-menstrual são outros fatores que favorecem a retenção

Verdade!

Pouco antes da menstruação, ocorre um grande aumento da produção de progesterona – hormônio feminino que é um potente retentor de líquidos. Por isso, nessa fase, as mulheres costumam sentir, principalmente, os seios e a região do abdômen mais inchados. As pílulas anticoncepcionais também podem colaborar para o quadro, principalmente as mais antigas, à base de estrogênio.

3) Alguns hábitos e problemas de saúde favorecem o quadro

Verdade!

As causas da retenção de líquidos são bastante variadas, mas hipertensão arterial, problemas hormonais, sedentarismo, problemas hepáticos, cardíacos e renais, problemas de postura e da tireoide e inflamações são alguns dos fatores que favorecem diretamente o quadro.

4) Beber muita água ajuda a resolver o problema

Verdade!

Tomar muita água é fundamental para diminuir o inchaço, já que ela ajuda no melhor funcionamento e purificação dos rins, fazendo com que o corpo elimine mais urina, logo, líquido. O ideal é consumir cerca de 2 litros de água todos os dias. Isso já vai ajudar a diminuir o inchaço.

5) Alimentos com muito sódio favorecem a retenção de líquidos

Verdade!

Quando consumido em excesso, o sódio presente nos alimentos acaba por reter os líquidos no organismo. O ideal é tentar sempre trocar o sal do preparo dos alimentos por temperos naturais e tomar cuidado com alimentos industrializados, que muitas vezes, estão cheios de sódio e nem nos damos conta.

6) Refrigerantes e bebidas alcoólicas pioram o inchaço

Verdade!

Os refrigerantes são cheios de açúcares que podem provocar a dilatação do estômago e as bebidas alcoólicas podem irritar a mucosa do estômago, fatores que fazem com que o inchaço apareça.

7) Fumar não agrava o problema

Mito!

O cigarro prejudica a circulação sanguínea e favorece a retenção de líquidos. O melhor a fazer é abandonar o vício e adotar hábitos saudáveis de vida. Além de controlar o problema dos inchaços, vai colaborar muito para sua saúde!

Atividades físicas, massagens e drenagens linfáticas são outras ótimas aliadas para contornar o problema! E você, o que faz para evitar o inchaço?

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