Verdades e mentiras sobre CrossFit: desvendamos 5 dúvidas sobre a prática

Verdades e mentiras sobre CrossFit: desvendamos 5 dúvidas sobre a prática

Não há dúvidas de que o CrossFit é uma das modalidades esportivas do momento, o que é ainda mais notável no Brasil, que está entre os países com mais boxes autorizados.

Apesar disso, ainda existem muitas dúvidas sobre o esporte, e não poderia ser diferente.

Isso porque, além de ser um esporte relativamente recente no país, o CrossFit é uma atividade de alto impacto, muitas vezes envolvendo repetições exaustivas, pouco intervalo, altas cargas e movimentos com grande amplitude.

Assim, surgem várias afirmações sobre a prática esportiva. Mas o que é verdade ou apenas um mito?

Pensando nisso, elaboramos este post pensando em solucionar 5 das dúvidas mais comuns sobre o CrossFit. Confira:

1. Quem pode praticar CrossFit?

O CrossFit, como já falamos, é uma atividade de alto impacto. Criado pelo ex-atleta Greg Glassman e inspirado nos treinamentos do exército americano, o esporte não tem contraindicações específicas. Apesar disso, ele definitivamente não é para qualquer um.

O treinamento exige bastante dos participantes e não é recomendado para pessoas sedentárias ou que não tenham o preparo físico adequado. Além disso, crianças, gestantes e pessoas com problemas nas articulações devem sempre ter autorização médica para realizar a prática.

Para saber se você pode praticar CrossFit, sempre consulte o médico e, quando autorizado, procure bons centros de treinamento. Caso contrário, a chance de lesões aumenta, o que veremos a seguir:

2. CrossFit machuca?

Quando bem realizado, o CrossFit traz diversos benefícios e dificilmente provocará lesões.

No entanto, por ser uma atividade com muita carga e pouco intervalo, ele tem maiores chances de machucar os participantes que não mantém uma boa postura, realizam movimentos inadequados e usam sobrecargas.

É claro que isso pode acontecer em qualquer atividade e, em atividades de alto impacto, o cuidado deve ser redobrado.

Por isso, sempre procure um bom centro de CrossFit, siga as orientações do(a) treinador(a), não exceda seus limites e, em caso de dores, interrompa a atividade e procure um médico.

3. Posso praticar CrossFit em qualquer academia?

Não. O CrossFit é uma marca e, portanto, as academias de CrossFit só operam com autorização e se licenciadas pelo órgão oficial.

Assim, sempre procure um centro de treinamento afiliado oficial e certificado.

4. CrossFit, musculação ou funcional?

Muitas pessoas têm dúvida entre as diferenças entre CrossFit, funcional e musculação. Cada uma das práticas apresenta particularidades:

  • O treinamento funcional tem o objetivo de simular os movimentos diários que realizamos, pensando na praticidade e potencialização do corpo para realizar suas tarefas cotidianas, promovendo resistência, flexibilidade e agilidade. Nessa modalidade, é muito comum o uso de pesos livres, cordas, elásticos etc.
  • Já a musculação é um treinamento específico para grupamentos musculares com foco em aumento de massa muscular, resistência e definição. Os equipamentos usados são máquinas e pesos que trabalham tanto grupamentos musculares específicos como grandes grupamentos.
  • Por fim, o CrossFit tem características de treinamento funcional, porém com movimentos mais amplos e específicos, não tendo a mesma variação do primeiro. Ele foca no alto impacto, com cargas altas e movimentos rápidos e pouco intervalados, levando o praticante até o limite. O treino também é feito com barras e pesos livres.

Cada prática tem suas vantagens e desvantagens. Sua escolha deve ser baseada em sua capacidade, estilo de vida e objetivos que deseja alcançar, além de recomendação médica.

5. CrossFit emagrece?

O CrossFit é uma atividade que eleva o metabolismo e, portanto, ele promove sim o emagrecimento quando aliado à uma boa alimentação, sendo que o nível do emagrecimento depende das condições individuais de cada praticante.

Gostou desse post? Ainda tem alguma dúvida sobre a prática de Crossfit? Deixe seu comentário!

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